
Caso aconteceu no complexo do Nordeste de Amaralina. Moradores acusam policiais de chegarem ao local atirando. Vítima está internada.
Uma idosa de 87 anos foi atingida por uma bala perdida, na tarde desta quinta-feira (27), dentro da casa onde mora, no bairro do Vale das Pedrinhas, no complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador.
Segundo apurou a TV Bahia, moradores contam que a vítima almoçava, em frente à televisão, quando policiais militares chegaram atirando na rua, e um dos disparos atingiu o braço direito da idosa.
Já a Polícia Militar (PM) afirmou, em nota, que militares faziam rondas no local, quando foram recebidos a tiros e revidaram. A vítima teria sido baleada em meio ao confronto.
Após o tiro, a idosa foi retirada de casa, no primeiro andar de um prédio, e levada por vizinhos para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde passou por cirurgia e segue internada.
Ainda segundo a PM, durante a ação, um agente ficou ferido no rosto e foi levado para a mesma unidade de saúde. Ele recebeu atendimento médico e foi liberado.
Idosa foi atingida por bala perdida dentro de casa — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Em nota, a Polícia Civil (PC) informou que os casos foram registrados no posto da corporação do HGE como tentativa de homicídio e lesão corporal. Eles serão encaminhados para investigação no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Conforme informou a PC, buscas são realizadas para localizar os suspeitos de envolvimento nos crimes. Ninguém havia sido preso até a última atualização des.
Suspeito morto
Durante as ações para localizar os suspeitos, um homem morreu, no bairro da Santa Cruz. Em nota, a PM informou que ele teria atirado na direção de policiais militares, que revidaram.
O suspeito chegou a ser socorrido e foi também foi levado para o HGE, mas não resistiu. Com ele, segundo informou a PM, foram apreendidas uma arma, drogas e uma balança de precisão.
O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador, onde passará por necropsia.
Tiros atingiram carro que estava estacionado em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia
Ônibus suspensos
Os ônibus do transporte público de Salvador deixaram de circular no Nordeste de Amaralina e no Vale das Pedrinhas depois dos tiroteios.
O serviço ficou suspenso ao longo de toda a tarde, modificando a parada dos passageiros para pontos localizados na entrada dos bairros.
O atendimento voltou ao normal no Nordeste de Amaralina no início da noite. Já o Vale das Pedrinhas segue com a mudança na operação.
Moradores pedem paz
Uma moradora do Vale das Pedrinhas que presenciou a ação policial que terminou com a idosa baleada garantiu que os policiais chegaram ao local atirando.
"Não teve correria, nem nada. A correria que teve foi depois que eles chegaram dando tiro, porque ninguém vai ficar, né? Tantas crianças... as mães de família chamando seus filhos para dentro, porque eles já chegaram atirando", afirmou a mulher, que preferiu não se identificar.
Tiro deixou buraco na janela da casa da idosa atingida por bala perdida em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia
Um carro estacionado na rua da casa da vítima foi atingido por vários tiros. Os moradores dizem que essa situação sempre acontece na região. Também em anonimato, uma jovem contou que foi baleada na perna há cerca de um ano e meio.
"Fui baleada aqui mesmo, nesse lugar aqui na rua. Os policiais já chegaram atirando aqui, porque eles só chegam aqui assim, atirando", contou.
Outra testemunha da ação foi dona Ivani Ferreira, que teve o filho de 19 anos morto com um tiro no peito durante outra ação policial, ocorrida no Natal de 2022. O caso é apurado pela Corregedoria da PM e pela PC.
"Eu estava em casa quando ouvi. Eu disse: 'Eita, Jesus. Misericórdia'. Me joguei no chão. Foi muita bala. E eu fiquei preocupada, fiquei nervosa em casa, porque eu perdi meu filho aqui mesmo", contou Ivani Ferreira.
Fonte: g1