Aeronave aterrizou na pista perto das 2h30 e operação só voltou ao normal depois das 20h de segunda-feira (11). Mais de 99 voos haviam sido cancelados até 20h30.


Vídeo mostra situação dos pneus de avião que interdita pista no Aeroporto de Florianópolis

O Aeroporto de Florianópolis ficou sem operações nesta segunda-feira (12) por quase 18 horas, após um avião ter danos nos pneus ao pousar na pista durante a madrugada. O terminal ficou fechado entre 2h30 e 20h15 de segunda.

Apesar de o avião que teve problemas nos pneus ter pousado de madrugada, somente perto das 17h chegou o equipamento necessário e os trabalhos para a retirada da aeronave da pista começaram.


O g1 preparou perguntas e respostas sobre o que se sabe e o que falta saber sobre o caso.

  1. O que aconteceu?
  2. Por que houve demora para a retirada do avião da pista?
  3. Qual equipamento foi usado para retirar o avião? Por que demorou a chegar ao aeroporto?
  4. Enquanto o avião estava na pista, o aeroporto não pôde ser usado?
  5. Quantos voos foram cancelados?
  6. Que horas o avião foi retirado da pista?
  7. Qual a orientação para os passageiros?
  8. O que diz o Procon?
  9. A situação é investigada?

O que aconteceu?

Perto de 2h30, uma aeronave da companhia Azul Linhas Aéreas sofreu danos nos pneus ao pousar na pista. A empresa não detalhou o problema, mas disse que o avião não conseguiu deixar a via por meios próprios. Ninguém se feriu.

Nas imagens é possível ver os pneus da aeronave rasgados e murchos. O voo AD 4225 saiu às 23h25 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG). Os passageiros e tripulantes conseguiram desembarcar do avião com segurança em Florianópolis.

Situação dos pneus após pouso que interditou pista de Aeroporto em Florianópolis — Foto: Floripa Mil Grau/Divulgação

Situação dos pneus após pouso que interditou pista de Aeroporto em Florianópolis — Foto: Floripa Mil Grau/Divulgação

Por que houve demora para a retirada do avião da pista?

A Azul disse por nota que a aeronave não conseguia ser retirada sem ajuda de um outro equipamento, que só chegou perto das 17h.

Qual equipamento foi usado para retirar o avião? Por que demorou a chegar ao aeroporto?

A Azul não informou o nome do equipamento usado para rebocar o avião, nem explicou como ele funciona. Também não detalhou de onde veio o aparelho ou a razão da demora do transporte até o Aeroporto de Florianópolis.

Sabe-se que o equipamento chegou através de um avião de carga da Azul.

--:--/--:--

Equipamento para retirada de avião chega ao Aeroporto de Florianópolis

Enquanto o avião estava na pista, o aeroporto não pôde ser usado?

A concessionária do aeroporto esclareceu que a aeronave ficou parada na pista 14/32, a única que pode ser usada por aviões de grande porte e a jato. Por isso, a situação afetou outros pousos e decolagens.

Quantos voos foram cancelados?

Pelo menos 99 voos haviam sido cancelados no aeroporto até 20h30, conforme a concessionária.

Que horas o avião foi retirado da pista?

A aeronave foi retirada às 20h08, conforme a concessionária.

--:--/--:--

Avião com problemas nos pneus é retirado da pista do Aeroporto de Florianópolis

Qual a orientação para os passageiros?

Os passageiros com voos que partiriam do Aeroporto de Florianópolis devem entrar em contato com as companhias aéreas, conforme orientação da concessionária.

O que diz o Procon?

A diretora do Procon de Santa Catarina, Michele Alves, trouxe orientações para os passageiros com voos cancelados.

--:--/--:--

Diretora do Procon/SC dá orientações para passageiros com voos cancelados em Florianópolis

“Qualquer consumidor que se sinta lesado, que tiver que ir para um hotel, alimentação, ele pode fazer a reclamação pelo site do Procon ou indo no Procon do seu município".

"Depois dessa situação, nós faremos uma reunião com as companhias. O que nós constatamos aqui é uma espera muito grande. Em que pese ter a regulamentação da Anac, há outros meios de se evitar o que a gente está vendo hoje", completou.

A situação é investigada?

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu um procedimento para investigar a situação dos passageiros no aeroporto após o cancelamento dos voos.

"Chegou ao nosso conhecimento a situação de caos vivida hoje no aeroporto de Florianópolis, principalmente em relação à falta de informação aos consumidores, daqueles que adquiriram passagem, daqueles que iriam viajar e tiveram voos cancelados", relatou o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto.

"Ainda que aconteça por circunstâncias alheias, traz transtornos aos consumidores e nesse sentido há necessidade de que as informações sejam mais claras e precisas, e não da maneira que foi feita hoje com centenas de pessoas, aparecendo amontoadas esperando, não se respeitando direito de preferência, não se respeitando direito de pessoas idosas", completou.

Segundo o promotor, o foco do procedimento é uma atuação conjunta do Ministério Público com os Procons Municipal e Estadual no sentido de estabelecer diretrizes e metas a serem cumpridas pelas empresas, visando facilitar a situação dos passageiros em situações semelhantes.

Uma reunião entre o MPSC, as principais empresas aéreas e a administração do Floripa Airport, com a participação do Procon Municipal de Florianópolis e do Procon Estadual de Santa Catarina, está prevista para 27 de agosto.







Fonte: g1