As assessorias do PSOL nacional e municipal se manifestaram sobre o caso. O g1 entrou em contato com a assessoria do candidato Dr. Pessoa, que ainda não se manifestou.


Candidato do PSOL à Prefeitura de Teresina registra BO contra prefeito após cabeçada

O candidato do PSOL à prefeitura de Teresina, Francinaldo Leão, registrou boletim de ocorrência por lesão corporal contra o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), após levar uma cabeçada do gestor. A agressão aconteceu durante debate realizado na quinta-feira (9) pelas eleições à prefeitura da capital.

As assessorias do PSOL nacional e municipal se manifestaram sobre o caso (veja ao fim da reportagem). O g1 entrou em contato com a assessoria de Dr. Pessoa, que ainda não se manifestou.


Candidato do PSOL à Prefeitura de Teresina registra BO contra prefeito após levar cabeçada durante debate — Foto: Reprodução/TV Band Piauí

Candidato do PSOL à Prefeitura de Teresina registra BO contra prefeito após levar cabeçada durante debate — Foto: Reprodução/TV Band Piauí



Após o ocorrido, Francinaldo, sua assessoria e a direção do partido procuraram a delegacia do 12º distrito policial para a denúncia. O caso, registrado como lesão corporal, aconteceu durante debate na TV Band Piauí.

Francinaldo havia questionado ao prefeito sobre os problemas registrados durante sua gestão quanto à saúde de Teresina. Dr. Pessoa respondeu e, logo antes da tréplica de Francinaldo, agrediu o candidato.


"Fui agredido pelo atual gestor de Teresina com uma cabeçada, por fazer a pergunta que todo cidadão teresinense gostaria de ter feito: sobre o abandono da Saúde Pública de Teresina. Fui atacado por defender os direitos da nossa periferia, por dar voz a quem muitas vezes é silenciado. Mas saibam de uma coisa: NÃO vão me calar! Apesar do descontrole do Prefeito, minha luta seguirá para que cada cidadão seja ouvido e tenha seus direitos sociais respeitados", declarou.

Quem são os candidatos

  • Dr. Pessoa

Atual prefeito de Teresina Dr. Pessoa tem 77 anos e busca a reeleição. Ele é formado em medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (UNIFESO), Rio de Janeiro, e foi diretor de diversas unidades de saúde no Rio de Janeiro e no Piauí.


Ele foi eleito prefeito pelo MDB, depois se filiou ao Republicanos e agora concorre à reeleição pelo Partido da Renovação Democrática (PRD). A vaga para vice-prefeitura ainda não foi definida. José Pessoa Leal é médico e professor, já foi vereador de Teresina por quatro mandatos e deputado estadual por um mandato.

  • Francinaldo Leão

Francinaldo Leão nasceu em Porto em julho de 1975. Filho de imigrantes rurais, chegou com a família aos 15 anos de idade a Teresina, morando na Pedra Mole, na periferia da Zona Leste. Precisou buscar moradia para sua família e esteve no início da ocupação onde hoje está o bairro Cidade Jardim. Morou em barraco de lona e atuou na defesa da moradia, educação, saúde entre outras frentes desde sua adolescência.

Ele ingressou no movimento comunitário aos vinte anos de idade na Associação Comunitária da Cidade Jardim. É fundador do Partido Socialismo e Liberdade no Estado do Piauí. Foi estivador, vendedor no comércio local e atualmente trabalhador informal, como motorista de aplicativo. Francinaldo já foi candidato a vereador em Teresina nas eleições municipais de 2020 pelo PSOL.


PSOL Nacional

ABSURDO! O atual Prefeito de Teresina e candidato à reeleição AGREDIU COM UMA CABEÇADA @francinaldopsol, candidato do PSOL, durante o #DebateNaBand.

Toda nossa solidariedade ao Francinaldo! Derrotaremos a truculência dessa bandidagem!

Veja nota da diretoria do PSOL Teresina:

Como presidente do PSOL Teresina, manifesto meu mais profundo repúdio à ação do Prefeito Dr. Pessoa, que agrediu covardemente o candidato do PSOL à Prefeitura de Teresina com uma cabeçada no rosto durante o debate na BAND Piauí.

Expresso total solidariedade a Francinaldo @francinaldopsol , que, de forma democrática e respeitosa, estava debatendo e denunciando, em nome do PSOL, a gestão desastrosa do atual prefeito, quando foi fisicamente agredido. Também lamentamos que a emissora responsável pelo debate não tenha tomado as devidas providências: o debate deveria ter sido interrompido, e o Prefeito, retirado!







Fonte: g1