Brilhante ou opaco: qual dos dois dá o melhor resultado na cozinha?
Qual é o lado certo de usar do papel alumínio? — Foto: Prostooleh/Freepik
Na hora de embrulhar o frango para ir ao forno, a dúvida é clássica: qual lado do papel alumínio deve ficar para dentro e qual para fora, o brilhante ou o opaco?
🥵 A resposta tem a ver com as propriedades de absorção e de reflexão de calor do material, que, se usadas da forma correta, ajudam a cozinhar os alimentos mais rápido e a conservar melhor na geladeira depois.
Veja as dicas dos especialistas ouvidos pelo Guia de Compras para acertar na cozinha.
✨🔥 Brilho para dentro
O lado mais brilhante do papel alumínio costuma ser indicado para ficar virado para o alimento e o fosco, para cima.
“Quando você embala o alimento, a parte opaca deve ficar para fora porque ela absorve o calor externo, do forno. A parte brilhante vai refletir o calor do alimento, impedindo ele de escapar”, explica Fernanda Suzumura, professora de gastronomia do Senac. “Isso acelera o processo de cocção”, diz.
✨❄️ Brilho para fora
A lógica também vale para quando o objetivo é que que o alimento não esquente, mas nesse caso é melhor colocar a parte brilhante para fora e deixar a opaca virada para o alimento. “Se for guardar na geladeira, você faz o contrário, justamente para refletir o calor para fora”, afirma Kay Gentile, gastrônoma.
Gentile relembra ainda que o lado brilhante – justamente o que é indicado para ficar em contato com a comida – tem um pequeno ponto negativo: ele pode “grudar” mais no alimento do que o lado opaco.
Abaixo, veja opções de papel alumínio, suportes e dispensers por até R$ 220, consultados nas principais lojas on-line no começo de agosto.
Fonte: g1