As escolas da rede estadual de ensino continuam realizando a avaliação diagnóstica do Integra SABE (Sistema de Avaliação Baiano de Educação). A aplicação da avaliação on-line, iniciada no dia 9 de agosto, teve o seu prazo prorrogado até o dia 31. Já a aplicação da avaliação impressa será realizada até o dia 10 de setembro. A ação da Secretaria da Educação do Estado visa realizar um levantamento sobre a aprendizagem dos estudantes, por meio da avaliação das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, para auxiliar as escolas da rede estadual na implementação de novas ações pedagógicas. A plataforma do SABE pode ser acessada através do endereço https://bit.ly/3xIwLps.

Segundo o superintendente de Gestão da Informação da Secretaria da Educação do Estado, Rainer Wendell Guimarães, a avaliação tem como foco o fortalecimento das aprendizagens. “Com os resultados dessa avaliação, professores, coordenadores pedagógicos e a gestão escolar terão condições de verificar os conhecimentos ainda não aprendidos e agir de forma mais efetiva. Trata-se de uma ferramenta importante para o planejamento pedagógico das escolas e para a garantia do direito de aprender dos nossos estudantes”. 

Para a estudante Rayonara Pergentino, 13, 8° ano, do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, localizado no território indígena do povo Tuxá Aldeia Mãe, em Rodelas, a inciativa é importante para o aprendizado. “A avaliação nos prepara e pode nos ajudar no futuro. Ela serve para nos avaliar e ver onde temos mais dificuldades. É, sem dúvidas, muito importante para o nosso desenvolvimento escolar”, comentou. A estudante Noélia Maria Rosa, 14, 9º ano, da Escola Estadual Severino Vieira, em Salvador, disse que gostou da avaliação e do nível das questões. “É a primeira vez que participo do SABE e acho que é importante para avaliar o nosso conhecimento aprendido nas aulas remotas e, também, para fixar os assuntos já estudados”, afirmou. 

Em Bom Jesus da Lapa, a estudante Luana Eduarda de Andrade, 3º ano, do Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, acredita que a avaliação também prepara a aluno para os vestibulares. “Como estamos no último ano e vamos prestar vestibular, essa avaliação serve como um treinamento para testar os nossos conhecimentos”. Quem também fez a avaliação foi Helma Ariane da Silva, 16, 3º ano, do Colégio Estadual Professora Odontina Laranjeira de Souza, em Ibotirama. “É de extrema importância que sejam realizadas avalições de monitoramento da qualidade do sistema educacional público, pois é possível analisar o desempenho da Educação em nosso Estado”, disse.

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado